Como Configurar a Gravação da D-Link DCS-5010L com FTP

DCS-5010L-BR

D-Link 5010L

A câmera D-Link DCS 5010L é um dos modelos mais populares da D-Link com visão noturna, rotação horizontal e vertical, WiFi e funciona com o serviço MyDlink. O valor da DCS-5010L é também muito acessível: atualmente ela custa $75 na Amazon. Esta câmera é muito parecida com a DCS-5020L, mas custa quase metade do preço.

Necessidade de Gravação

Apesar do serviço MyDlink permitir que você veja essa câmera remotamente, ele não suporta nenhum tipo de gravação ou armazenamento de imagens. É aqui que o Sensr.net entra. Nosso serviço permite armazenar automaticamente as imagens captadas no último mês. Este artigo vai ajudar você a configurar sua câmera DCS-5010L para que você veja tudo o que se passa com as suas coisas enquanto você não está olhando!

Também vou mostrar como configurar a câmera para enviar imagens para o site do Sensr.net, para que você tire partido de todas as funcionalidades do nosso serviço, como o armazenamento, o compartilhamento, e os alertas.

Resumo

  1. Configure o seu serviço MyDlink
  2. Apresente sua câmera ao Sensr.net
  3. Apresente o Sensr.net à sua câmera

Detalhes

Passo 1: Para configurar a câmera, utilize o CD e as instruções disponibilizados em conjunto com a câmera. Tudo o que você precisa de fazer é conectar a câmera ao seu roteador e correr o software do CD. Você vai acabar por criar uma conta no site do MyDlink que vai dar acesso à sua câmera a partir do site ou dos aplicativos MyDlink. Após este passo, você conseguirá acessar sua câmera e alterar suas configurações. A página de configuração de sua câmera vai ter mais ou menos esse aspeto:

DCS-5010L-Admin-br

Página Admin DCS-5010L

Agora você já consegue fazer alterações às configurações da câmera através do seu navegador. Se o que você pretende é assistir às filmagens em tempo real a partir de sua casa ou através do site MyDlink, então não será necessário fazer mais nada. (Existem outras configurações, como conexão sem fios e tamanho da imagem, que você pode alterar diretamente na interface, mas que eu não vou abordar nesse artigo.)

Adicione uma nova câmera à sua conta Sensr.net

Passo 2: Faça o login no Sensr.net, utilizando o seu email e a sua senha. Se ainda não possui uma conta, você pode criar uma gratuitamente na página de inscrição. Depois de fazer login, clique no botão verde Add Camera.

DCS-5010L-Admin-br

Clique no botão verde

Na página seguinte, você vai poder escolher o título (ou nome) da câmera, o fuso horário, a privacidade e o modelo. O título deve descrever o que a câmera está filmando. O título mais popular no Sensr.net é Porta da Frente, que nos dá uma ideia de como os usuários utilizam o nosso site. Apesar de nós gerarmos um nome genérico para sua câmera baseado no login, você pode dar qualquer nome à sua câmera. O fuso horário é muito importante. Ele é utilizado para determinar a vista diária dos arquivos. Por padrão, as câmeras são privadas, o que significa que apenas você tem acesso a elas. Se quiser que sua câmera seja pública, você pode alterar essa configuração aqui. O modelo da câmera apenas indica qual o modelo que está sendo configurado. Nesse caso, o modelo é DCS-5010L.

DCS-5010L-Admin-br

Dê um nome à sua câmera e compartilhe alguns detalhes

Depois de preencher todos os detalhes e clicar no link Next Step, nós vamos criar algumas credenciais FTP para você. Será necessário introduzir esses dados na sua câmera no próximo passo. Os dados com mais importância são:

  1. Servidor FTP
  2. Nome de usuário
  3. Senha

Mantenha essa janela aberta ou copie os dados, uma vez que você vai precisar deles em breve. Você pode recuperar esses dados, a qualquer momento, na página de detalhes da câmera.

DCS-5010L-Admin-br

Credenciais FTP

Apresente sua câmera ao Sensr.net

Passo 3: Agora é necessário configurar sua câmera para enviar imagens para o Sensr.net. Volte à página da DCS-5010L, fazendo o login no site MyDlink e clicando no link de configuração. Clique em “SETUP” no menu superior e, depois, em “FTP”, na lateral. Você vai ser encaminhado para essa página:

DCS-5010L-Admin-br

Página Configuração FTP DCS-5010L

As setas vermelhas mostram os parâmetros que devem ser configurados. No campo Host Name, introduza o servidor FTP que fornecemos na página “Add Camera” no Sensr.net. Copie também o usuário e a senha. Escolha “Passive Mode”, uma vez que o Sensr.net suporta apenas o modo FTP passivo.

É também necessário configurar sua câmera para enviar imagens para o Sensr.net periodicamente. Para isso, selecione “Enable uploading to the FTP server” e confirme que “Always” e “1 Frames/Second” estão também selecionados. Estas são as configurações padrão e funcionam bem com o Sensr.net. As configurações padrão para o nome do ficheiro também são bem suportadas pelo serviço, por isso não existe necessidade de alterar.

Não se esqueça de clicar no botão “Save Settings” localizado no topo da página. Após realizar este passo, a sua câmera DCS-5010L já estará enviando imagens para o Sensr.net.

Agora a configuração está terminada. Pode fechar a janela do navegador que mostra as configurações de sua câmera e voltar para o Sensr.net. Clique no botão Next Step para ver as imagens enviadas pela sua câmera. Você verá uma página assim:

DCS-5010L-Admin-br

Sucesso!

Agora que a sua câmera já está configurada, existem outras coisas que você pode fazer:

Se tiver alguma dificuldade ou pergunta, clique no botão de Feedback no lado direito de qualquer uma das páginas do Sensr.net e coloque a sua questão. Geralmente, nós nos esforçamos por responder no prazo máximo de 24h horas.