Como configurar uma Foscam FI9821W V2 do Mac ou Linux

Foscam FI9821W V2Foscam FI9821W V2 é uma das câmeras IP mais populares atualmente. O seu valor ronda os $150 na Amazon. As instruções incluem um software de configuração da câmera para Windows e Mac, mas ele não é realmente necessário. Nesse artigo, vou mostrar como configurar a câmera sem o software. Tenha em atenção que a porta padrão dessa câmera é a 88. Perdi 30 minutos para o perceber, e ainda mais tempo para entender o que isso significa.

Também vou mostrar como enviar imagens para o

Sensr.net, para que você possa tirar partido de todas as nossas funcionalidades, como 30 dias de armanezamento, sem configuração do firewall, compartilhamento de vídeos, streaming incorporável em tempo real, acesso compartilhado com lista de usuários convidados, etc.

Resumo

  1. Conecte a câmera ao seu roteador e ligue.
  2. No seu roteador, veja qual o endereço IP da câmera.
  3. Coloque o endereço IP da câmera no seu navegador e faça a sua configuração.
  4. Apresente a sua câmera ao Sensr.net.
  5. Apresente Sensr.net à sua câmera.

Detalhes

Estou assumindo que você conseguiu executar sem problemas o Passo 1.

Passo 2: Encontre o endereço de IP de seu roteador

Para executar o Passo 2, você necessita de fazer login no seu roteador. Você pode encontrar o endereço IP de seu roteador, consultando as configurações de seu computador. Num Mac você deve aceder a Network Settings > Advanced > TCP/IP. No meu MacBook Pro, com sistema operativo Lion, eu vejo isso:

Screen-Shot1-PMNo Linux, você pode correr o comando ifconfig para obter essa informação. No meu caso, esse comando indica que o meu roteador é 10.1.1.1. Uma configuração mais comum é 192.168.1.1, mas pode ser qualquer outra. Assim que você encontrar essa informação, aceda ao seu roteador inserindo http://10.1.1.1 na barra de endereços de seu navegador (ou o endereço que você encontrou na sua rede). O mais provável é que você tenha de se conectar ao seu roteador. Os roteadores são muito diferentes entre si, vou mostrar as páginas do meu Netgear WPN824.

Após efetuar o login no seu roteador, encontre a página que mostra todos os dispositivos conectados. Em baixo mostro a página de meu roteador, selecionei Attached Devices, à esquerda, e obtive essa lista.

Lista de dispositivos conectados

Lista de dispositivos conectados

Para encontrar a sua câmera IP, você precisa de procurar o endereço MAC de sua câmera. (O endereço MAC está num adesivo na base da câmera). Como o endereço MAC de minha câmera acaba em 97, utilizei a pesquisa Chrome (CMD-F) e busquei por :97. O endereço IP nesse caso foi 10.1.1.26.

Passo 3: Direcione seu navegador para o endereço de IP da câmera e faça sua configuração

Para chegar à sua câmera, direcione seu navegador para o endereço IP que você encontrou. Nesse caso, http://10.1.1.26:88. Não se esqueça de incluir a porta :88, como indiquei no início do artigo.

Descobri que o Chrome, no Mac, não apresenta a página corretamente, mas o Safari consegue fazer um bom trabalho. Existem alguns plugins que você pode utilizar com o Chrome, mas é muito mais fácil usar o Safari.

Quando você acessa à página de sua câmera, ela terá esse aspeto.

Página de Configuração da FI9821W V2

Página de Configuração da FI9821W V2

No Safari, você pode clicar no separador de Live Video e ver a sua câmera. A partir dessa página você pode rodar a sua câmera horizontal e verticalmente e assistir ao vídeo por streaming em tempo real a partir de sua rede doméstica. Hoje, algumas árvores estão sendo cortadas lá fora, por isso decidi instalar a câmera para observar o processo. É assim que você vai ver o vídeo:

Vídeo em tempo real no Safari

Vídeo em tempo real no Safari

Você pode ver na tela anterior que estou correndo a última versão de firmware, 10.11.1.18.

Atualize o Firmware para a versão 1.11.1.18 ou superior

A última versão de firmware é a ideal para que sua câmera trabalhe na perfeição com o Sensr.net. (Siga as instruções cuidadosamente. Se ainda não está correndo a versão 1.11.1.16, você precisa de fazer uma atualização para essa versão e só depois atualizar para a última versão 1.11.1.18. A minha câmera tinha a versão 1.11.1.15, por isso tive de fazer uma dupla atualização. A última versão de firmware pode ser encontrada aqui e o comunicado pode ser visto aqui.

Passo 4: Apresente a sua câmera ao Sensr.net

Adicione uma Câmera Nova à sua conta Sensr.net

Faça o login em sua conta Sensr.net e selecione Add Camera. Sensr.net tem um período de teste gratuito, por isso experimente e veja se é aquilo de que estava à procura. (Criar uma conta no Sensr.net. é gratuito. Após terminar o seu período de teste gratuito, o controlo da câmera custa desde $9.95/mês). Assim que você fizer o login, você vai ver uma página como essa:

Página para adicionar uma nova câmera

Página para adicionar uma nova câmera

A seguir, você vai ver essa página, onde você pode definir o fuso horário para a sua câmera, atribuir um nome, e indicar-nos o modelo. Todas as câmeras ficam predefinidas como privadas, mas você pode alterar sua privacidade para pública se você quiser compartilhar as filmagens.

Passo 1

Passo 1

Após você realizar esses passos, nós vamos gerar credenciais FTP para a sua câmera. Isso vai gerar um login para a sua FI9821W V2 para onde pode ser feito o upload de imagens por FTP. Esse dado diz à sua câmera para onde deve ser feito o upload. Os dados com mais importância são:

  1. Servidor FTP
  2. Nome de usuário FTP
  3. Senha FTP

Guarde esses dados para que possamos incluí-los mais tarde.

Credenciais FTP

Credenciais FTP

Passo 5: Apresente Sensr.net à sua câmera

Agora é necessário configurar a sua câmera para enviar imagens ao Sensr.net. Volte à página de configuração da câmera usando o endereço de IP que descobrimos anteriormente. Selecione Network e, depois, FTP Settings. A página apresentada será:

Configurar FTP

Configurar FTP

Introduza no primeiro campo o Servidor FTP da página de configuração do Sensr.net. Vai aparecer dessa forma ftp://f9.sensr.net/ ou qualquer outro servidor que o Sensr.net atribuiu à sua câmera. Atualmente os nossos servidores têm designação de f0.sensr.net a f9.sensr.net. Mantenha a porta 21 e o FTP mode como PASV. O nome de usuário é único para a sua câmera, por isso utilize o que foi atribuído pelo Sensr.net. O mesmo se aplica para a senha. O melhor é copiar e colar, para evitar erros no processo. Clique no botão de teste e a FI9821W vai verificar os dados de login. Se aparecer uma mensagem de Sucesso, o processo foi concluído. Caso contrário, verifique se os dados do servidor, nome de usuário e senha estão corretos.

Sugerimos que configure a câmera para enviar uma imagem por segundo. Assim, você vai conseguir ver a gravação em tempo real a partir do Sensr.net. Para isso, acesse a página Video/Snapshot Settings:

Configuração Vídeo > Snapshots

Configuração Vídeo > Snapshots

Aqui você pode adicionar 1 como intervalo para que a câmera faça o upload contínuo de um frame por segundo. Selecione também todos os intervalos de tempo para que a câmera faça o upload 24h por dia, 7 dias por semana. Para salvar as configurações, não se esqueça de clicar no botão Save, no topo. Assim que terminar esses passos, a sua câmera FI9821WV2 começará a fazer o upload para o Sensr.net.

No Sensr.net a página deve passar desse aspeto:

A aguardar o upload

A aguardar o upload

Para uma página que mostra a imagem que sua câmera enviou. Algo como:

Sucesso!

Sucesso!

Muitos parabéns, acabou a configuração de sua câmera. A sua câmera está agora ligada ao Sensr.net. Vamos arquivar todos os movimentos, disponibilizando 30 dias de arquivos, SMS e alertas de email, acesso livre à sua lista de convidados e muito mais. Você pode assistir em tempo real ao streaming de vídeo a partir de nosso site ou dos nossos aplicativos. Não é necessário configurar um firewall, nem ter um PC na cave para observar as imagens de sua câmera.

Se surgir alguma dificuldade, envie um email para info @ sensr.net e nós vamos tentar ajudar você!